Como fidelizar clientes: veja 14 dicas para ter sucesso em seu negócio!

Um dos desafios mais comuns entre os empreendimentos contemporâneos é a fidelização da clientela, uma vez que o mercado está cada vez mais volátil. 

Com a enxurrada de informações e novas tendências, pode ser difícil competir com empreendimentos que surgem ao longo dos anos. 

No entanto, não existe uma fórmula mágica para fidelizar clientes. Às vezes com o básico de qualidade, você já consegue conquistar uma clientela fiel. 

Porém, você deve entender que os novos consumidores estão cada vez mais em busca de qualidade e conforto, nada que precise ser “fora da caixinha”. 

Para você entender como fidelizar seus clientes, neste artigo, vamos mostrar 14 dicas valiosas para aplicar em seu negócio. Vamos lá? Então, boa leitura! 


Como fidelizar clientes de forma estratégica?

A estratégia mais eficaz de fidelizar seus clientes é mostrando o quão importante ele é para seu negócio. Como dito anteriormente, nada que seja “fora da caixinha”.

Por isso, para você entender como funciona essa estratégia minimalista e simples, a seguir vamos explicá-la melhor. 

Conheça seus clientes

O primeiro passo para fidelizar seus clientes é conhecê-los profundamente e qual é o comportamento de consumidor deles. 

Para começar, você pode começar a observar os clientes que mais frequentam a casa e seus respectivos pedidos. 

Dessa maneira, é possível criar uma idealização do que seus clientes fiéis consomem e, assim, elaborar um cardápio mais personalizado. 

Ofereça um excelente atendimento

É indispensável que você ofereça um atendimento de excelência aos seus clientes, pois isso faz a diferença em qualquer empreendimento. 

O consumidor quer se sentir confortável e bem recebido pelo estabelecimento, por isso um negócio precisa ter uma cultura organizacional bem planejada. 

Se seu empreendimento tiver funcionários, ofereça treinamentos de atendimento de qualidade. Caso o seu negócio esteja em suas mãos, ofereça o melhor atendimento aos clientes. 

Surpreenda-o sempre que puder

Quem não gosta de uma surpresa, não é? Com os consumidores não é diferente. De vez em quando, você pode surpreendê-los com eventos ou novos produtos. 

Existem diferentes tipos de formas para surpreender seus clientes, seja oferecendo uma promoção exclusiva ou oferecendo brindes da loja

No entanto, não se esqueça de ser justo. Todos os clientes querem se sentir especiais, por isso opte por uma surpresa que todos os consumidores possam desfrutar.

Crie programas de fidelidade

Independentemente do seu empreendimento, é possível implementar programas de fidelidade, seja no ramo alimentício, bar, varejista, tecnológico ou outros. 

No entanto, é essencial que você escolha um programa de fidelidade que converse com a realidade do seu negócio. 

Por exemplo, se seu ramo de atividade for alimentício, você pode oferecer um cartão de visita ao cliente que, a cada compra, uma pontuação é lançada. 

Quando chegar a um limite de pontuação, o cliente pode ganhar um produto ou serviço gratuito. No entanto, essa estratégia pode mudar de acordo com o empreendimento. 

Tenha uma comunicação eficaz

Comunicação apática não é funcional e só traz o afastamento dos clientes. Por isso, sempre opte por uma comunicação eficaz e clara. 

Uma comunicação de qualidade traz a fidelização de clientes e faz com que seu negócio se torne referência entre tantos outros empreendimentos. 

No entanto, para ter uma comunicação eficaz, é importante que todos da equipe estejam alinhados com esse comprometimento do cliente. 

Solicite feedback regulares 

Solicite feedback regulares 

Uma das maneiras mais eficazes de fidelizar seus clientes e também tornar o seu negócio um sucesso, é analisando e solicitando feedbacks regulares dos clientes. 

O feedback funciona como uma avaliação dos seus consumidores sobre seus produtos e serviços prestados. 

Nem sempre um feedback é positivo, mas é com esses que aprendemos a crescer. Por isso, atenção às avaliações e melhore seu negócio de acordo com elas. 

Ofereça produtos ou serviços de qualidade

Depois do cliente, um dos fatores mais importantes para fidelizar consumidores é o produto e serviço oferecido pelo empreendimento. 

Não adianta montar um negócio com decorações de primeira e um espaço legal, sendo que os produtos oferecidos não são bons. 

Isso porque existem empreendimentos que não investem tanto assim em decorações e espaço, só que os produtos e serviços ofertados são de EXTREMA qualidade. 

Por isso, pense que o ponto principal do seu negócio são os produtos ofertas. Sempre ofereça insumos de qualidade e com preço justo. 

Certifique-se da experiência do cliente

Os clientes vivem por uma boa experiência e não é à toa que a Experiência do Cliente é um dos aspectos mais investidos por empreendedores nos últimos anos. 

Mas afinal, o que é experiência do cliente? A experiência do cliente é tudo aquilo que facilita a interação do próprio com o seu produto ou serviço. 

Um exemplo de experiência do cliente são os totens de autoatendimento, que facilitam a interação do cliente com o seu negócio. 

Fique atento e mantenha-se atualizado

Para fidelizar um cliente, você precisa estar sempre por dentro das novidades do seu mercado, das preferências do seu público e das tendências do comportamento do consumidor. 

Assim, você pode oferecer soluções inovadoras, personalizadas e relevantes para o seu cliente, que se sentirá valorizado e satisfeito com a sua marca. 

Além disso, você pode antecipar as necessidades do seu cliente e surpreendê-lo com ofertas e benefícios exclusivos.

Conheça as necessidades do seu cliente

Outra dica importante para fidelizar um cliente é conhecer as suas necessidades, desejos, dores e expectativas. 

Para isso, você pode usar ferramentas como pesquisas de satisfação, feedbacks, análise de dados e CRM (Customer Relationship Management). 

Dessa forma, você pode entender o perfil, o comportamento e a jornada de compra do seu cliente, e oferecer produtos e serviços que atendam às suas demandas e superem as suas experiências. 

Além disso, você pode criar um relacionamento mais próximo e duradouro com o seu cliente, que se sentirá ouvido e compreendido pela sua marca.

Ofereça brindes 

Uma forma de fidelizar um cliente é oferecer brindes que sejam úteis, atrativos e relacionados ao seu produto ou serviço. 

Os brindes podem ser uma forma de agradecer pela preferência, de estimular a recompra ou de divulgar a sua marca. 

Você pode oferecer brindes como amostras grátis, descontos, cupons, vouchers, e-books, webinars, entre outros. 

O importante é que os brindes sejam de qualidade, tenham valor percebido pelo cliente e gerem uma sensação de reciprocidade e gratidão.

Mantenha presença ativa nas redes sociais

As redes sociais são canais essenciais para fidelizar um cliente, pois permitem uma comunicação rápida, direta e interativa com o seu público. 

Você pode usar as redes sociais para divulgar o seu conteúdo, o seu produto ou serviço, a sua missão, visão e valores, e para criar uma comunidade engajada em torno da sua marca. 

Você também pode usar as redes sociais para atender às dúvidas, reclamações e elogios do seu cliente, e para mostrar o seu diferencial e a sua personalidade. 

As redes sociais são uma forma de humanizar a sua marca e de criar uma conexão emocional com o seu cliente.

Realize eventos exclusivos para clientes fiéis

dois homens formais conversando

Uma última dica para fidelizar um cliente é realizar eventos exclusivos para os clientes fiéis, que já compraram mais de uma vez com você ou que fazem parte de um programa de fidelidade. 

Os eventos podem ser uma forma de reconhecer, recompensar e estimular a lealdade dos seus clientes, e de criar um senso de pertencimento e de comunidade. 

Você pode realizar eventos como workshops, palestras, lançamentos, degustações, sorteios, entre outros. 

O importante é que os eventos sejam interessantes, divertidos e alinhados com o seu nicho e com o seu público.

Por que fidelizar clientes?

Devemos fidelizar o nosso cliente porque essa é uma estratégia que traz diversos benefícios para o nosso negócio, como:

  • Reduzir os custos de aquisição de novos clientes, pois é mais barato manter os clientes atuais do que conquistar novos.
  • Aumentar o valor do ciclo de vida do cliente (LTV), pois clientes fiéis tendem a comprar mais vezes e com maior valor.
  • Construir uma reputação positiva para a nossa marca, pois clientes satisfeitos podem nos indicar para outras pessoas e nos avaliar bem nas redes sociais.
  • Diferenciar-nos da concorrência, pois podemos oferecer uma experiência única e personalizada para o nosso cliente, que valoriza o nosso produto ou serviço.
  • Ter mais previsibilidade de receita, pois podemos contar com uma base de clientes estável e recorrente.

Portanto, fidelizar o nosso cliente é uma forma de gerar mais valor, confiança e lealdade, e de garantir o sucesso do nosso negócio.

Conte com a Beuni para te ajudar

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A BeUni é uma empresa que oferece uma ampla variedade de brindes personalizados para empresas. 

Podemos fidelizar seus clientes oferecendo uma experiência de personalização de brindes. Ou seja, você pode colocar sua logomarca, artes e mensagens especiais. 

Além disso, facilitamos o processo de personalização, automatizando o armazenamento, a compra e o envio dos brindes. 

Acreditamos que nossos brindes valorizam e conectam a sua marca com o seu público-alvo, melhorando a reputação e a experiência do cliente. 

Quer garantir a fidelização dos seus clientes? Então, conte com a BeUni. Somos uma solução completa para quem busca produtos personalizados de qualidade!

Conclusão 

Fidelizar clientes é uma estratégia essencial para o sucesso de qualquer negócio, pois traz benefícios como redução de custos, aumento de receita e melhoria de reputação.

Para fidelizar clientes, é preciso oferecer uma experiência única, que atenda às suas necessidades, supere as suas expectativas e crie uma conexão com a sua marca. 

Algumas dicas para fidelizar clientes são: ficar atento e manter-se atualizado, conhecer as necessidades do seu cliente e oferecer brindes.

Uma empresa que pode te ajudar a fidelizar clientes com brindes e produtos personalizados é a BeUni, que oferece uma plataforma de pedidos de brindes e produtos personalizados. 

Com a BeUni, você pode escolher, personalizar e enviar brindes de forma fácil, rápida e criativa, valorizando e conectando a sua marca com o seu público-alvo.

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